Implementação de um modelo de gestão no agronegócio

Na última década, o Brasil registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações de carne bovina. Diante desse crescimento o Grupo Gestão, em parceria com a Beef Passion, realizou um projeto de implementação de um modelo de gestão no setor agropecuário..

    1. Resumo

    Atualmente, o Brasil produz 10 milhões de toneladas de carne bovina, sendo 20,8% destinada ao mercado externo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o país registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações (Fonte: ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne). Diante desse crescimento expressivo no setor, ressalta-se cada vez mais a importância de atender aos rigorosos padrões de qualidade dos consumidores, além de consolidar estratégias que tornem o negócio mais competitivo e melhor posicionado no mercado.

    Nesse sentido, o Grupo Gestão, em parceria com a Beef Passion, realizou um projeto de implementação de um modelo de gestão no setor agropecuário. O case em questão tem por objetivo descrever e evidenciar o projeto realizado em uma fazenda de gado de corte em Nhandeara – SP, conhecida por produzir carnes de alto padrão. O escopo do projeto consistiu em criar e consolidar uma gestão eficiente e contribuiu com melhorias para superar desafios de planejamento e de documentação e análise de dados.

   2. Introdução

    O agronegócio é responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira que estão diretamente ligados aos produtos e subprodutos advindos da atividade agrícola ou pecuária. No Brasil, o setor representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos nos país. Atualmente, além de uma potência na agricultura, o Brasil é o maior exportador de carne bovina e de aves do mundo. (Fonte: CNA)

    Sabe-se que este crescimento está intimamente ligado às novas tecnologias desenvolvidas para auxiliar o produtor dentro e fora do campo, seja relacionado a cultivos mais resistentes e produtivos ou animais que oferecem maior deposição de gordura e maior qualidade e quantidade de carne oferecida ao consumidor final.

    Porém, não foram apenas as tecnologias técnico-produtivas que permitiram o sucesso do agronegócio. Tornou-se necessário também aprimorar técnicas de gestão para avaliação de desempenho, pessoas, e recursos envolvidos na produção.

    A maioria das empresas de agronegócio do Brasil se iniciaram com uma gestão familiar. O real problema desse contexto reside na falta de controle e monitoramento ou em considerar desnecessário o auxílio de um profissional em gestão. Esses problemas podem estagnar o crescimento da empresa, pois não permitem uma visão estratégica de mercado.

    Neste contexto, apresenta-se a Beef Passion, criadora de gado de corte. A marca, referência em qualidade de carne e bem-estar animal, trabalha nos 3 pilares a seguir: manejo sustentável, melhoramento genético e nutrição animal. Com certificação internacional “Rainforest Alliance – Carne Sustentável” (restrita a apenas 2 fazendas no país), vencedor da premiação Corporate Sustainability Champion Award de 2017 e ganhador do prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural” na categoria “Carne de Qualidade” nesse ano, o gado é criado em um Spa Bovino, ao som de música clássica e uma dieta saudável de altíssima qualidade.

    Apesar da excelência no produto, viu-se a necessidade de desenvolver a gestão interna da propriedade, que apresentava muitas falhas, e investir em inovações.

    Este case, fruto do Projeto na Fazenda Beef Passion, de junho a agosto de 2017, apresenta os resultados obtidos com a criação e implementação de um modelo de gestão na fazenda, visando agregar ferramentas, tecnologias e metodologias inovadoras para consolidar e alavancar o negócio.

    3. Desenvolvimento

    Neste projeto, implementou-se algumas ferramentas e conceitos atuais utilizados em gestão de negócios, adaptados à realidade da Beef Passion. As entregas que constituem o modelo de gestão foram agrupadas em 4 diferentes blocos de resultados. São eles: Software de Gestão, Gestão à Vista, Central de Documentação e Análise de Dados e Complementos. Cada bloco apresenta o contexto e a necessidade da implementação, bem como o produto e os resultados gerados.

        A. Software de Gestão

    Atualmente, há diversos softwares e sistemas que auxiliam e coordenam todo o agronegócio. A utilização de sistemas de informação no campo é responsável pelo aumento de produtividade e auxilia nas tomadas de decisão.

    Durante a execução do projeto, notou-se, além de problemas relacionados à gestão, uma falha na rastreabilidade do gado. Dados cadastrados incorretamente, informações faltantes, segurança comprometida, dificuldade de acesso ao banco de dados e ausência de análise crítica sobre os resultados do negócio enfatizaram a necessidade de contratação e utilização de um sistema de rastreabilidade e gestão. Após uma análise de mercado, o sistema JetBov foi o selecionado dentre 8 empresas analisadas e implementado como peça base do modelo de gestão.

    Resultados:

    1. Acesso ao sistema da fazenda de qualquer lugar do mundo (sistema em nuvem);

    2. Rastreabilidade eficiente do gado;

    3. Cadastro e controle remoto de animais via aplicativo celular;

    4. Controles de estoque, de produção, sanitário e financeiro

    5. Análises de desempenho (dashboards);

    6. QR Code nas embalagens das carnes, mostrando a procedência do animal;

    7. Sincronização com balanças e brincos eletrônicos, etc.

        B. Gestão à Vista

    Sabe-se que uma Gestão à Vista reforça a importância de uma cultura de documentação de dados, onde informações principais são colocadas à vista pois são insumos para ajudar os responsáveis a solucionar questões estratégicas e, portanto, tomar decisões mais assertivas.

    Portanto, essa maneira de se gerir a informação traz uma comunicação mais transparente e evidencia a importância do esforço de cada colaborador no alcance das metas do negócio.

    A fim de sanar algumas dores da fazenda, permitir maior rapidez e assertividade na tomada de decisão e garantir que dados essenciais passem a ser documentados e analisados de forma mais crítica, gerando resultados tangíveis, a Gestão à Vista pôde, no âmbito deste projeto, consolidar uma rotina de trabalho mais organizada na fazenda. Foram desenvolvidos e implementados 4 quadros personalizados para compor essa gestão na propriedade. Os quadros reúnem informações como rotina de trabalho, planejamento e ocorrências de atividades preventivas, corretivas e de investimento, acompanhamento de prazos, além de um controle de pedidos de insumos agrícolas (processos que envolvem mais de um colaborador). O grande diferencial é a possibilidade de os responsáveis acompanharem e gerenciarem a rotina de trabalho e desempenho da fazenda mesmo à distância.

    Resultados:

    Transparência na comunicação.

    Maior assertividade e rapidez na tomada de decisão.

    Rotinas de trabalho com maior equilibrio.

    Além disso, obteve-se:

    1. Documentação e análise de dados cruciais para acompanhamento do desempenho da fazenda;

    2. Acompanhamento dos resultados pelos donos mesmo à distância, através da digitalização das informações dos quadros;

    3. Alinhamento mais expressivo nas equipes de trabalho;

    4. Motivação gerada nos colaboradores por atingirem resultados melhores e se sentirem parte do processo.

        C. Centrais de Documentação e Análise de Dados

    O Microsoft Excel é o programa de planilha eletrônica mais utilizado no mundo. Desde a criação, na década de 80, o Excel passou por várias atualizações e upgrades, tornando-o não só popular como também robusto e efetivo para gestão. As vantagens do uso da plataforma são inúmeras, desde criação de banco de dados até análise do mesmo.

    Todavia, muitas empresas não possuem capacidade e mão de obra qualificada para usar correta e completamente a ferramenta Excel. No caso da Fazenda Beef Passion, a realidade não é diferente. Havia um grande número de arquivos, com a finalidade exclusiva de documentação. Apesar de muitas informações e dados cadastrados, não eram feitas análises críticas sobre o desempenho e os resultados não eram mensurados.

    A partir dessa realidade, através do uso maduro do Excel, implementou-se centrais de registro e análise de resultado de todo o trabalho executado na fazenda. Compilou-se centenas de arquivos em apenas 5 centrais, divididas por área e/ou conteúdo. As centrais são: Central de Gestão de Insumos, Central de Maquinário, Central de Gestão de Tarefas e Eventos (Arquivamento da Gestão à Vista implementada), Central de Fluxo de Caixa (Financeiro) e Central de Almoxarifado (gestão de todo o estoque da fazenda – medicamentos, ferramentas, acessórios, peças, etc.). Além de reduzir o número de arquivos, pôde-se padronizar as informações e gerar dashboards e análises completas de indicadores de resultados da Beef Passion.

         D. Complementos ao Modelo de Gestão

    Para sobreviver em um ambiente altamente competitivo, o setor agropecuário tem demandando profundas mudanças não só no sistema produtivo, mas principalmente na forma de administração da empresa pelo produtor. É com este intuito que as entregas acima foram complementadas por uma série de outras pequenas demandas, consolidando uma abordagem gerencial mais próxima da gestão empresarial, mesmo no contexto de uma propriedade rural.

    Foram realizadas diversas análises como: Pesquisa de Satisfação no Trabalho com todos os funcionários, Análise de Investimento em Estoque de Insumos Agrícolas, Análise de Políticas de Reconhecimento por Resultados, consolidação de um Modelo de Entrevista de Emprego para admissão de novos colaboradores e implementação de Quadros com Orientações e Boas Práticas. Elaborou-se a Missão, Visão e Valores da empresa, e otimizou-se o Sistema de Sinalização na propriedade, prezando por sua identidade visual. Abaixo, seguem alguns dos resultados obtidos:

    Perspectiva de redução de custos com estoque

    Satisfação mensurada dos colaboradores

    Maior convergência dos colaboradores com a estratégia da Empresa

    Além disso, foram definidos planos de ação viáveis para aumento da motivação dos funcionários a partir da pesquisa aplicada. A sinalização instalada permitiu uma valorização do espaço físico da fazenda.

         4. Conclusão

    Uma vez estabelecidos os pontos passíveis a melhorias, assim como as intervenções necessárias a cada um destes, uma série de soluções foram implementadas, abrangendo desde aspectos motivacionais e gerenciais até produtivos e financeiros.

    Uma vez finalizado, os resultados deste projeto incluíram: auxílio na implementação de um software de rastreamento com sistema em nuvem, que controla indicadores de desempenho animal e resultados financeiros da fazenda, além de gerar análises de dados e possibilitar a implantação do QR Code nas carnes comercializadas pela marca; a implementação de uma Gestão à Vista adaptada à rotina de trabalho da fazenda, que otimiza e organiza as atividades centradas ao bem-estar animal, gera um horizonte de planejamento das atividades, estimula uma melhor gestão do conhecimento e fomenta uma comunicação mais expressiva e transparente entre os colaboradores; elaboração e consolidação de Centrais de Documentação e Análise de Dados, permitindo um tratamento da informação que anteriormente eram meramente armazenada, demonstrando através de indicadores o desempenho da fazenda em termos do estoque de insumos agrícolas, estoque de medicamentos e itens de manutenção, uso de maquinário, fluxo de caixa e índice de atividades corretivas, preventivas e de investimento. Além disso, complementos do Modelo de Gestão foram responsáveis por conclusões interessantes para o contexto financeiro e até para a gestão de pessoas da propriedade, através da obtenção de índices de satisfação dos funcionários, investimentos em estoques que pudessem eventualmente reduzir custos atuais, adoção de uma política de reconhecimento que alavancasse a motivação dos funcionários em termos de produtividade, além de outros inúmeros benefícios que as entregas permitem, uma vez analisadas conjuntamente.

    Portanto, dentro de uma perspectiva holística, os resultados se complementam e compõem um conjunto de ferramentas de gerenciamento que a fazenda Beef Passion poderá utilizar para dar continuidade à implementação de uma gestão cada vez mais sólida e inovadora no meio rural.

Grupo Gestão Soluções Empresariais
Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília

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